terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Oppitz Soluções Tecnológicas (Grupo Cequipel) - Sala digital da UFPR promete ensino diferenciado



Objetivo é uma aprendizagem moderna e dinâmica


Reportagem BERNARDO STAUT
Edição ANA CLAUDIA CICHON


Primeira desse tipo em uma universidade pública brasileira, a sala digital da UFPR tem como proposta principal o estudo do uso de novas tecnologias no ensino de História. Com uso prioritário para alunos da pós-graduação e projetos de pesquisa, a sala abre a possibilidade de formar professores capazes de produzir atividades que utilizem as novidades tecnológicas como meio de aprendizagem.



Iniciada no segundo semestre de 2009, a obra recebeu verba de R$ 40 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), após o projeto da professora Maria Auxiliadora ganhar o edital de concessão da verba. "Penso que, como nós, o CNPq entendeu que um projeto como esse trará grandes benefícios para a formação inicial, isto é, dos futuros professores de História, hoje alunos da UFPR, bem como na formação continuada de professores que já atuam na escola básica", explica Maria Auxiliadora.



Após a liberação do dinheiro, coube ao Setor de Educação da Universidade as obras de reforma de um antigo banheiro para viabilizar o espaço físico, hoje preenchido com uma lousa digital e dez cadeiras informatizadas, conectadas à internet e entre si.



Apesar de ter sido idealizada principalmente para o ensino de História, o uso da nova sala não será uma exclusividade. De acordo com a diretora do Setor de Educação da UFPR, Ettiene Guerios, os professores das outras disciplinas também poderão utilizar a nova tecnologia, sendo seu uso restringido apenas para pessoas sem autorização e responsabilidade de um professor.



Sobre a possibilidade de expansão, a diretora ressalta a falta de estrutura como uma barreira. "Não há condição de ampliar, principalmente devido ao espaço físico disponível na Reitoria", afirma. Além disso, ela cita essa restrição como uma das responsáveis pelos recursos conquistados que acabam não sendo utilizados.


Fonte: Jornal Comunicação UFPR (http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/7855)

Publicada:  04 de Janeiro de 2011








Mais informações acesse:





Nos siga no Twitter



Oppitz: Facebook




Oppitz: Flickr



Oppitz: Photobucket



Procure também por Classmate PC.



Venha conhecer a inclusão digital inteligente com nossas carteiras escolares informatizadas, com modelos desenvolvidos sob medida para portadores de necessidades especiais (PNE).



Acesse o canal "Inclusão Digital Inteligente" no Youtube e assista todos nossos vídeos e entrevistas.




Ou acesse o canal "Inclusão Digital" do MySpace e confira as novidades da Oppitz Soluções Tecnológicas.




Conheça um pouco mais sobre a nova Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.



Nenhum comentário:

Postar um comentário